AUTOMAÇÃO COMERCIAL

Automação comercial é a aplicação de métodos e ferramentas para automatizar processos comerciais, isso é, mecanizar e agilizar processos manuais, alcançando total eficiência. Isso se deve à facilidade com a qual softwares de automação comercial conseguem coletar e gerar dados, facilitando a análise da operação como um todo.

A integração entre o homem e a máquina somados a gestão, busca reduzir a mão-de-obra e despesas, além de gerência e controle operacional sobre um comércio. Com a automação, tarefas passíveis de erros, como: cálculo e digitação de preços, quantidades, preenchimento de um cheque, emissão de nota fiscal; seleção de bandeiras de cartão ficam mais seguras e eficientes. Melhorando o trabalho dos funcionários e o atendimento aos clientes.

Além dos processos supracitados, a automação comercial consegue debitar do estoque, de forma automática, os insumos e ingredientes usados na produção de pratos ou serviços. Por exemplo, para restaurantes, ao selecionar um dos pratos oferecidos, os itens que são utilizados para produzí-lo são retirados automaticamente da contagem de controle de estoque. Para o mercado de serviços, por outro lado, ao selecionar uma massagem, o programa debitaria automaticamente a quantidade de loção, óleos essenciais, entre outros, que são utilizados nesse procedimento. No momento que a quantidade crítica é atingida, o sistema informa a gerência, para que o pedido junto ao fornecedor seja realizado.

O processo de Automação Comercial no Brasil está ocorrendo em um ritmo muito acelerado e é inevitável. Primeiramente, deve-se a recessão econômica, que gera a necessidade reduzir custos, elevar o lucro e a produtividade. E também a necessidade do Órgão Administrador de Tributos Federais (Receita Federal) combater a Sonegação e garantir a Arrecadação devida. Com o enrijecimento da fiscalização e novas medidas que agora permitem fiscais tomarem a iniciativa de abertura de processos no mercado de serviços, a automação comercial está sendo vista como uma solução para a questão da sonegação de impostos.

Sistemas de Informação Comerciais buscam armazenar e consultar informações essenciais, como: produtos, serviços, clientes, fornecedores, vendedores, representantes, etc; unificar ou integrar as ferramentas de trabalho (compras, vendas, controle de estoque e faturamento), gerar relatórios referente as operações anteriores e também, controlar o fluxo de caixa.

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